INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS – IBAMA


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, foi criado pela Lei nº 7.735, de 22 de fevereiro de 1989. O IBAMA foi formado pela fusão de quatro entidades brasileiras que trabalhavam na área ambiental: Secretaria do Meio Ambiente - SEMA; Superintendência da Borracha - SUDHEVEA; Superintendência da Pesca – SUDEPE, e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF.

Em 1990, foi criada a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República – SEMAM, ligada à Presidência da República, que tinha no IBAMA seu órgão gerenciador da questão ambiental, responsável por formular, coordenar, executar e fazer executar a Política Nacional do Meio Ambiente e da preservação, conservação e uso racional, fiscalização, controle e fomento dos recursos naturais renováveis.

O trabalho do IBAMA junto ao Governo Federal destaca-se a criação das seguintes unidades de conservação: parques nacionais, reservas biológicas, reservas ecológicas, estações ecológicas, áreas de proteção ambiental e áreas de relevante interesse ecológico. Nos estados e municípios a preocupação centrou-se na proteção de mananciais e cinturões verdes em torno de zonas industriais.

Fonte: Site

Contatos

            Rua Ministro João Gonçalves de Souza, S/N, BR 319
            Distrito Industrial       CEP: 69.075 – 830             Manaus / AM
            Telefone: (092) 613 – 3277 / 613 – 3093 / 237 – 3710
            Fax: (092) 613 – 3095  /  237 – 5177
            Home Page: www.ibama.gov.br
            e-mail: gabinete@am.ibama.gov.br

Áreas de Cobertura


Promanejo/Manejo florestal – Amazônia